Pascom

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

Paróquia São João Batista de Mauá
Diocese de Santo André

O que é?
Segundo o livro "Falando de Comunicação", do jornalista e coordenador da Pascom diocesana, Humberto Pastore, a Pastoral da Comunicação é "o conjunto de ações realizadas dentro de uma comunidade eclesial. É a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade". Nesse sentido, podemos afirmar que a Pascom é a pastoral que deve estar presente em todas as ações da Igreja.

Nosso Senhor Jesus Cristo foi muito claro quando disse "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura." (S.Marcos 16,15), certamente a Pascom cumpre esse mandamento ao anunciar o Evangelho vivo na ação da Igreja.

A Pascom deve ser definida como uma pastoral auxiliar, ou seja, deve incentivar e valorizar todas as demais pastorais e comunidades da paróquia. Portanto, a Pascom deve promover a integração na Igreja e participar de sua ação "sem perder de vista a construção do Reino a que somos chamados por Cristo" (Pe. Benedito Spinosa). Ainda segundo Pastore, a Pastoral da Comunicação deve "divulgar o que as pastorais estão fazendo no âmbito paroquial", além de "agir como elo condutor unindo todas as pastorais e movimentos".

O que faz?
O objetivo da Pascom é evangelizar por meio da Comunicação Social. A evangelização ocorre por meio das ações da Igreja. Portanto, a pastoral evangeliza ao divulgar as ações da Igreja valendo-se de duas mídias: Jornal e Site.

Jornal O Profeta
É um informativo mensal distribuído gratuitamente na matriz e nas comunidades da paróquia. Contém notícias das ações da Igreja nos diferentes níveis, da paróquia ao Vaticano. Conta com cinco colunas: Editorial, Espaço Mariano, Espaço Criança, Voz da Paróquia e Doutrina Católica. Há informações sobre eventos e horários das Missas.

Site www.paroquiasaojoaobatistamaua.org.br
O site oficial da Paróquia São João Batista passou por recente reformulação. Apesar de não ser uma ação direta da Pascom, a equipe colabora com a inserção de informações.

Reuniões
A Pastoral da Comunicação se reúne no último sábado de cada mês, às 10h, na matriz paroquial, para elaborar a pauta do informativo e levantar as informações necessárias. A reunião é aberta a todos que desejam colaborar com o objetivo da pastoral.

Expediente

A Pascom é uma ação do Bloco Vida Missionária, da Paróquia São João Batista, e tem a missão de evangelizar por meio da Comunicação.

O jornal O Profeta é uma publicação mensal e sua distribuição é gratuita.

Paróquia São João Batista
Diocese de Santo André
Pároco: Pe. Osvy José Guilarte Figuera
Av. Barão de Mauá, 3.996. Vila São João. Mauá-SP.
Tel: 4576-1330. E-mail: saojoaooprofeta@hotmail.com

Bloco Vida Missionária
Coordenação: Meralúcia de Albuquerque Freitas

Pastoral da Comunicação
Denis Andrade, Francisco Vagner e Lucas Miranda

O Profeta
Textos: Lucas Miranda e outros.
Fotos: Francisco Vagner
Jornalista responsável: Lucas Miranda (MTB 59684-SP)

Veja abaixo a última edição do informativo O Profeta:


Google Católico