terça-feira, 4 de julho de 2017

CHEFE DE ESTADO: República x Monarquia

Estamos acompanhando pela imprensa as gafes de um presidente que tenta se apresentar como algo que não é. Michel Temer não representa as tradições do nosso Brasil e está longe de ser um modelo para o povo. Mas por causa dessa república presidencialista, temos que engoli-lo.

Vamos entender o que é um chefe de estado:

"Um chefe de Estado é o mais alto representante público de um Estado-nação, cujo papel inclui geralmente a personificação da continuidade e legitimidade do Estado e o exercício de poderes, funções e deveres atribuídos ao chefe de Estado pela Constituição do país.
Nas palavras com que Charles de Gaulle descreveu o papel que idealizou para o presidente francês quando redigiu a Constituição moderna da França, um chefe de Estado deve incorporar o "espírito da nação" perante a própria nação e o mundo: une certaine idée de la France.
Numa monarquia, o monarca é o chefe de Estado, como no caso do Reino Unido. Numa república, o chefe de Estado recebe geralmente o título de presidente (como em Portugal e no Brasil), embora alguns líderes tenham assumido outros títulos. Em alguns países que adotam o sistema presidencialista, o chefe de Estado acumula as funções de chefe de Governo, como é o caso do Brasil e dos Estados Unidos." (https://pt.wikipedia.org/wiki/Chefe_de_Estado)

Google Católico